Por g1 RS e RBS TV
Além da chuva, o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na noite de terça-feira (16) causou rajadas de vento de quase 90 km/h em Porto Alegre, de acordo com as medições do Aeroporto Salgado Filho e da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do bairro Jardim Botânico. Conforme a prefeitura, pelo menos 27 postes cederam e cerca de 150 árvores foram derrubadas. Algumas delas atingiram carros e casas.
O volume de chuva foi alto em pouco tempo, o que provocou alagamentos em várias ruas ontem. Na madrugada desta quarta-feira (17), a água já havia baixado em algumas áreas, mas ainda havia 36 ruas com água acumulada, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Árvores caíram sobre carros em Porto Alegre durante temporal — Foto: RBS TV/Reprodução
Nas últimas 24 horas, de acordo com a estação do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), caíram 76 milímetros no bairro Partenon, na Região Leste. Mais da metade da média prevista para o mês, que é 142 milímetros.
Mais de 80 ocorrências de queda de árvore, fios de energia arrebentados e alagamentos são atendidos pela prefeitura em vários locais da Capital. A maioria dos casos se concentra na Região Leste.